Ter o cheque devolvido por motivo 31, é muito comum. Descrito como: Erro formal (sem data de emissão, com o mês grafado numericamente, ausência de assinatura ou não registro do valor por extenso);
Esse é um erro de preenchimento do documento, que é fruto de falta de atenção, muitas vezes. E da ausência de uma revisão tanto por parte do cliente como de quem está responsável por receber o pagamento.
Por isso, ao receber cheque como pagamento, é importante prestar atenção se todas as exigências no preenchimento estão sendo cumpridas. E em que estado a folha do talão se apresenta. Esse também pode ser um motivo para o banco recusar o cheque. Além disso, o estado da folha pode dar indícios se ela vem de uma conta mais antiga ou inativa.
Outra forma de evitar a devolução do cheque por esse motivo, é pedir que o cliente o avalie novamente o que preencheu para verificar se não há nenhuma informação faltando.
Porém se você já está lidando com a devolução do cheque por motivo 31 ou outros, preste atenção nos próximos tópicos para saber o que fazer:
- Anote o número do motivo no verso da folha. Assim como o número de contato e RG do emitente.
- Entre em contato com o cliente para que ele fique ciente do problema.
- Peça que ele entre em contato com o banco e regularize a situação.
- Peça a microfilmagem do cheque ao banco. Essa é uma opção válida, quando não for possível localizar o cliente.
- Para que se identifique qual a origem dele. E então após a identificação do cliente, ele deverá comparecer ao banco e pagar ao portador o valor referente ao cheque em dinheiro.
- Após isso, a empresa deverá apresentar uma declaração de quitação do cheque referido para que conste que a dívida não existe mais.
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E se o cliente não pagar?
Sem o pagamento da dívida, a empresa pode entrar com uma ação contra ele. E tentar reaver o prejuízo judicialmente. E com a comprovação da dívida, o CPF do cliente será inscrito em listas de restrição de crédito, até o débito ser pago.
Outros cuidados ao receber cheque como pagamento:
- Consulte o cheque em órgãos de proteção de crédito como o Serasa. Eles têm acesso a bancos de cadastro como CCF (Cadastros de Cheques Sem Fundo).
- Observe se o cheque que está sendo passado está em bom estado. Com as folhas novas, sem manchas, rasuras ou aspecto envelhecido.
- Confira se o número de telefone fornecido pelo emitente realmente existe no ato do pagamento.
- Verifique se o RG ou outro documento de identificação fornecido por ele estão realmente ativos, e no caso do CPF se não foi cancelado pela Receita Federal.
- Não tenha pressa para analisar o cheque. Use o tato ou luz especial se tiver, para verificar se não há nada colado adulterando alguma informação na folha.
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