Os últimos anos têm sido desafiantes para empresários e empreendedores. Afinal, além de uma crise financeira, o mundo também segue passando por uma pandemia.
Dessa forma, o número de pessoas desempregadas e sem renda fixa aumentou consideravelmente no Brasil.
Segundo o IBGE, no primeiro trimestre de 2021 a taxa de desemprego do país chegou a 14,7%. Esta é a taxa mais alta registrada pelo órgão desde 2012. Quando ela começou a ser medida.
O que reflete diretamente no índice de inadimplência da população adulta brasileira. Segundo o Serasa Experian 39,5% dos brasileiros acima de 18 anos se encontram inadimplentes.
Então, mediante esse cenário, como entender o impacto que esse nível de inadimplência tem em processos de falência empresariais?
De acordo com um estudo do Sebrae, a inadimplência é responsável por 6,1% dos processos de falência no país. Afetando diretamente o capital de giro das empresas e impedindo que investimentos internos possam ser feitos. Além de comprometer a fidelização dos clientes ao negócio.
Além disso quando uma empresa também se torna inadimplente em seus compromissos, ela perde crédito e investimento no mercado.
Apesar de todas essas implicações causadas pela inadimplência dentro do processo de falência, existe uma diferença entre uma empresa operar endividada e ter falido definitivamente.
Inadimplência ou Falência
Antes de tudo, é preciso explicar que mesmo operando no negativo, uma empresa só de fato vai à falência quando isso fica documentado judicialmente. Comprovando que ela não tem mais condições de arcar com os custos de se manter aberta.
Quando isso é atestado, os débitos que aquele CNPJ possui podem ser negociados tanto judicialmente como extrajudicialmente. De acordo com as possibilidades de pagamento da empresa.
Então, até esse processo ser finalizado, a empresa segue funcionando no negativo, porém ainda não pode se considerar falida.
Agora que você já entendeu como a inadimplência impacta a saúde financeira da empresa, conheça agora maneiras de evitá-la.
Planejamento Financeiro
Esse é o grande segredo para a longevidade de uma empresa. O planejamento quando bem pensado e seguido, ajuda a traçar metas de lucro realistas para a empresa.
E ajuda identificar quando a inadimplência está crescendo e ameaçando a lucratividade da empresa. Além de tudo um planejamento bem elaborado, é muito mais fácil acompanhar os lucros.
Ao fazer isso, você não perde o controle do que entra e do que saí do caixa da sua empresa e impede que se endivide ainda mais.
Seja pela necessidade de fechar as contas da empresa com o seu próprio dinheiro ou de perder a noção entre o seus ganhos e os ganhos da empresa.
Por isso, planeje seus gastos e cumpra o que está no papel.
A inadimplência tem solução
Entre em contato conosco e descubra a melhor forma de lidar com esse problema.
Análise de histórico do cliente
Analisar o histórico de pagamento do cliente, ajuda a empresa a entender que tipo experiência ela terá come ele.
Dessa forma, ela pode limitar os recursos de parcelamento ou decidir se aceita ou não outras formas de pagamento daquele cliente.
Só para exemplificar, atualmente estão disponíveis ferramentas gratuitas como Serasa Score, que dá uma nota de 0 a 1000 para o consumidor, baseado no seu histórico de consumo e pagamento.
Há também outros portais como Cheque Legal que permite checar situação física de cheques e CENTROP. Onde é possível consultar se aquele CPF ou CNPJ, já teve algum cheque protestado em cartório.
Estabelecer políticas de crédito
Assim como analisar qual o histórico de pagamento dos clientes, é muito importante que a empresa estabeleça qual a sua política de crédito. De preferência após uma longa análise do tipo de cliente que o seu negócio atende. E para isso, você pode basear a do seu negócio nos critérios dos 5 C’s:
1 – Caráter: trata-se do risco moral, ou seja, a propensão do cliente em pagar ou não o valor;
2 – Capacidade: condições do cliente para o pagamento;
3 – Capital: situação financeira do cliente;
4 – Condições: variáveis da economia no momento em que o crédito é concedido;
5 – Colateral: garantias que o cliente oferece para pagamento do crédito.
Mesmo diante desses conceitos, a grande indicação é que esse processo seja automatizado. No mercado existem diversos tipos de softwares que cumprem esse papel e tornam a análise bem mais assertiva.
Com a política de crédito pré definida, é possível saber até quantas parcelas serão liberadas para esse cliente. E, em caso de inadimplência, quais serão as condições de desconto para que o débito seja pago.
Contratar uma assessoria de cobrança
Muitos empreendedores esperam que a inadimplência se intensifique até decidam investir na contratação de uma assessoria de cobrança. O trabalho realizado por ela é muito completo. E vai muito além da cobrança de inadimplentes.
Dentro de uma assessoria é possível realizar de cobranças preventivas até o pós-venda. Dessa forma, a jornada do cliente após o negócio ter sido fechado é acompanhada até o fim.
E diante de um ou mais casos de inadimplência, a empresa já vai ter todas as informações necessárias para proceder tanto judicialmente como extrajudicialmente.
Por isso, não espere que as coisas fiquem tão complicadas para entrar em contato com uma assessoria. Caso você esteja com um número alto de clientes inadimplentes ou buscando uma medida de prevenção. Fale conosco!
Nós estamos há mais de sete anos no mercado e somos especializados em apoiar empreendores como você! Marque uma conversa com a gente e tire suas dúvidas!