Entrar em contato com o cliente inadimplente para cobrar uma dívida em aberto, não é uma atividade fácil. Especialmente no momento em que estamos vivendo.
Cobrar o seu cliente inadimplente da forma correta e convidá-lo para negociar passa por uma série de fatores.
Que variam tanto conforme o tipo de cliente que a sua empresa possui, quanto conforme o tipo de dívida que eles têm com a sua empresa.
Esses fatores ajudam a direcionar o tom da comunicação que será adotada para conversar com esses clientes e qual será o tipo de cobrança mais indicado.
Indo do mais informal como sms ou mensagens via aplicativos, até comunicados por correspondência ou e-mails.
Esse cuidado é o que garante que ambas as partes saiam fortalecidas desse contato. Sem expor o cliente ao constrangimento e nem a empresa.
Com isso em mente, confira quais são os tipo de cobranças mais utilizadas no mercado e identifique qual seria a mais adequada ao seu público.
Cobrar um cliente inadimplente – Cobrança Digital
A Cobrança Digital se apoia em plataformas como: WhatsApp, SMS, Redes Sociais e E-mails para entrar em contato com o cliente.
Ela é a forma mais rápida de cobrar um cliente inadimplente. Já que, permite que esse contato possa ser automatizado, por mensagens pré programadas ou com o auxílio de bots.
Alcançando rapidamente um alto número de pessoas. E agilizam o trabalho dos operadores no atendimento.
Ela é uma ótima ferramenta para informar sobre o vencimento de uma fatura, por exemplo. Além de ser excelente na hora de abrir o diálogo numa negociação.
A cobrança digital, também, é o tipo de cobrança menos custoso do mercado. Já que o disparo de mensagens por esses canais requer um investimento bem menor do que o necessário para realizar cobranças por telefone, por exemplo.
A linguagem informal é outra marca desse tipo de cobrança. Uma vez que, ao escolher se comunicar com seus clientes por vias mais próximas a ele, é importante se adequar ao tipo de texto e linguagem usados nesses locais.
Cobrança Preventiva
Peça fundamental no combate à inadimplência, a cobrança preventiva, é uma excelente forma de evitar que o cliente deixe de pagar uma fatura ou boleto por esquecimento.
Ela deve ser feita com alguns dias de antecedência a data de vencimento do documento. Sendo acompanhada do valor da fatura, do código de barras ou de um link para o pagamento.
Ela pode ser realizada através de uma notificação por aplicativo, mensagem por SMS, e-mail ou até uma ligação telefônica.
Além de ser também, uma ótima forma de saber se os clientes pretendem cumprir com o pagamento do serviço ou acordo que contrataram.
Permitindo que a empresa se organize para lidar com a inadimplência desses clientes.
Carta de Cobrança – a forma mais simples de cobrar um cliente inadimplente
A forma bem mais tradicional de como cobrar cliente inadimplente, é realizada tanto por correspondência, quanto por email, sms ou Whatsapp.
O objetivo dela é informar o cliente sobre a dívida em aberto. Informando a ele, sobre a necessidade de entrar em contato com a empresa para regularizar a sua situação.
A carta de cobrança, geralmente faz uso de uma linguagem bem mais formal. Deixando uma impressão bem mais séria sobre o que é devido.
Dentro de um determinado contexto, a estrutura dela ela pode ser utilizada como parte do esquema de cobrança preventiva.
Mas o que vai determinar se esse é o tipo correto de comunicação a ser usado, no entanto, é se ele está de acordo com a forma como a sua empresa se relaciona com os clientes, ou com tipo de serviço que o seu negócio oferece.
A inadimplência não precisa ser um problema
Conte com o apoio de uma equipe especializada e experiente em cobranças de clientes inadimplentes e perceba que lidar com a pendencia dos clientes pode ser muito mais fácil.
Como cobrar um cliente inadimplente – Cobrança Telefônica
Ao lado da carta de cobrança, a cobrança telefônica é outra forma tradicional de entrar em contato com os clientes.
Ainda muito popular e efetiva, ela é uma das formas mais amigáveis de se realizar a cobrança. Porém, para que ela seja bem executada, é vital que profissionais bem treinados, e que saibam como guiar a conversa de negociação com os clientes, estejam a frente da operação.
Dando suporte aos clientes e orientando quais são os passos que precisam seguir para que consigam quitar o débito.
Todo o processo de negociação é feito através dela. Desde a verificação e atualização dos dados do cliente, até o pós-venda. A cobrança telefônica ainda é uma das formas mais completas de cobrança do mercado.
O que também a encarece. Já que ela precisa estar apoiada em uma boa estrutura de softwares, discadores e equipamentos, acompanhados, de bons operadores para que o resultado seja positivo.
Cobrança Terceirizada
A terceirização de cobranças, não é bem uma modalidade. E sim, o ato de contratar uma assessoria ou empresa de cobranças para se tornar responsável pela carteira de clientes inadimplentes de uma empresa.
A partir dessa contratação, a assessoria se torna responsável pelas ações de cobrança. E, vai entrar em contato com os clientes, em nome da empresa que a contratou. Esse trabalho vem acompanhado de uma analise toda a carteira de crédito e cria estratégias para atrair aqueles cliente para uma negociação.
A contratação de uma assessoria de cobrança, é um passo fundamental para recuperação de uma empresa. Pois, ela oferece estrutura e pessoal qualificado para lidar com essa demanda. Além de contar com os recursos para lidar com imprevistos como a não localização de clientes, por exemplo.
Garantindo um retorno financeiro muito maior também. Investir em uma boa assessoria é também proteger a relação que o negócio mantém com os seus clientes. Não esse é atoa que esse é um investimento feito por grandes empresas.
Já que com uma boa assessoria responsável pelo departamento, não é necessário que grandes empresas desloquem pessoal de um setor para outro. Ou precise arcar com os custos de montar um outro setor dentro da empresa.
Ao delegar essa função para uma empresa treinada para lidar com a cobrança de um cliente inadimplente, é muito mais fácil de obter o retorno de caixa.
Quando esse processo é construído da forma correta, após a dívida ser quitada, esse mesmo cliente volta a se tornar consumidor do produto ou serviço da empresa. Que consegue recuperar o caixa e a confiança com o seu cliente.
Por isso, não perca tempo e entre em contato com a gente.
Somos referência em cobranças e contamos com uma das melhores estruturas do mercado e conta com uma equipe muito experiente e disponível para tirar todas as suas dúvidas com relação a cobranças.